Área de identificação
Código de referência
Título
Data(s)
- 1993 - ? (Produção)
Nível de descrição
Seção
Dimensão e suporte
Documentos físicos: cerca de 2.019 caixas.
Documentos eletrônicos.
Área de contextualização
Nome do produtor
Entidade custodiadora
História do arquivo
Santana do Livramento localiza-se na divisa do Brasil com o Uruguai e originou-se de conflitos que ocorreram na região do Rio da Prata, em 1810, quando tropas brasileiras foram proteger as fronteiras e instalaram acampamentos. No acampamento surgiu a capela, a doação de sesmarias e o povoado, inicialmente denominado de Sant’Ana do Livramento e hoje município de Santana do Livramento.
A Justiça Federal está presente no município com sua Subseção Judiciária, criada pela Lei nº 8.424 de 19/05/1992 e implantada pela Resolução nº 54, de 30/08/1993, do TRF. Atualmente possui duas varas federais (1ª e 2ª Varas Federais) e jurisdição nos municípios de Cacequi, Dom Pedrito, Quarai, Rosário do Sul, Santana do Livramento e São Gabriel.
Procedência
Área de conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
A Subseção Judiciária de Santana do Livramento possui processos em trâmite (arquivo corrente) junto às varas federais, e processos conclusos (intermediários e permanentes) em seu arquivo. Majoritariamente, são ações judiciais, mas há também documentação produzida em funções administrativas, por diversas unidades, como a Direção do Foro.
Avaliação, selecção e eliminação
Ingressos adicionais
Sistema de arranjo
A seção encontra-se organizada em séries, dossiês/processos e itens documentais.
Área de condições de acesso e uso
Condições de acesso
Acesso local, mediante solicitação à Direção do Foro da Subseção Judiciária, localizada na Avenida João Pessoa, 788, Santana do Livramento, RS. Telefone: (55) 32429200. E-mail: rsslisecdf@jfrs.jus.br.
Condiçoes de reprodução
Há serviço de reprografia no local.